quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
PORTFÓLIO DA PROFESSORA
Antonia Melo

O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos


O QUE É HIPERTEXTO?
Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
SILVA também contribui para a idéia do texto coletivo, afirmando que comunicar supõe participar. E participar significa interferir, modificar a mensagem. Sendo assim, a participação coletiva significaria interação colaborativa ou co-criação. Aprender entender-se-ia a participação ativa

http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm

Snyder (1996) aponta para os fatos de que: o texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, sujeita a constantes transformações; a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente explorados os seus recursos - certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.
Ver endereço: http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html


Selecionei esses textos porque entendi que constituem uma boa contribuição sobre hipertexto.

Quem é Antonia Melo ?

Sou professora e aprendiz.
Busco constantemente conhecimentos que possam auxiliar no meu trabalho. Novas idéias, novas tecnologias. Afinal as transformações são tantas e tão rápidas que não dá para ficar vendo o tempo passar.

Um comentário:

  1. Olá Antonia,

    Gostei do blog!
    É legal ter um local de registro, onde podemos atualizar e inovar sempre.

    Abs

    Nadir Silva

    ResponderExcluir